segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Câmara de Vereadores de Siderópolis realiza sessão em novo endereço



Câmara de Vereadores de Siderópolis realizou, nesta segunda-feira (30/11), sua primeira sessão na nova sede do legislativo municipal. A Câmara, que durante 50 anos, funcionou no prédio da prefeitura, agora passa a funcionar numa casa alugada na Rua João Cesa, 226.

"Foi um primeiro passo. O presidente está de parabéns. Agora temos de lutar por uma casa própria", disse o vereador Leonor Rampinelli (PT), que acha que a nova sede será uma independência conquistada pela Câmara, já que antes ela funcionava no prédio da prefeitura.

“Levamos 50 anos para tomar esta decisão, estava na hora da Câmara ter a sua casa própria. É necessário que cada poder siga o seu caminho”, declara o presidente da Câmera, Luiz Salvaro, que anunciou solenidade de inauguração da nova casa para o dia 14 de dezembro.

“Parabenizo do fundo do meu coração o presidente pela atitude ousada da mudança do endereço da sede. E agradeço todos os funcionários, que trabalharam muito durante a semana para fazer tudo a mudança e deixar tudo pronto”, afirma o vereador Maicon Aléssio, que lançou o desafio da construção da nova sede antes do fim deste mandato.

José do Patrocínio e a Educação



Educação do Negro no Brasil e em nossa cidade é o tema abordado pela e a EEB. José do Patrocínio, dando enfase a José do Patrocínio, como símbolo de educação e conquista, assim como muitos Afro-descendentes sideropolitanos.

José Carlos do Patrocínio nasceu em Campos no dia 09 de outubro de 1853, filho de uma ex- escrava africana, Justina Maria do Espírito Santo, e seu senhor, o padre João Carlos Monteiro. Foi um dos grandes vultos da História do Brasil, pela arrasadora campanha em favor da libertação dos escravos , tendo presente no espírito o sofrimento atrozes de sua própria mãe. Foi também um próceres da Proclamação da República. Enfrentou dificuldades mas alcançou a formação em Farmácia, após ter sido servente de pedreiro para custear os estudos, mas percebendo sua vocação como jornalista, tornou-se um profissional destacado nos jornais defendendo a causa abolicionista .

Pelo fulgor do seu verbo , pela violência de seus discursos, que arrastavam multidões na praça pública, é justamente chamado o “ Tigre da abolição”. Trilhou seu caminho acreditando que a educação é a bagagem que temos que levar para a conquista de novos ideais.

Pessoas como José do Patrocínio, construíram as possibilidades que abriram portas para o negro ocupar os mais variados espaços.

Em Siderópolis não foi e não é diferente, pois 500 anos de opressão fizeram surgir as chagas do preconceito . Mas, resistindo a diferença que leva erroneamente a desigualdade, o negro em nossa cidade lutou e se faz presente na segurança, cargos públicos, saúde, política, entre outros. Porém, toda essa conquista se deu através dos bancos escolares.

O melhor meio para chegarmos a consciência plena de que todos somos iguais perante a lei e aos homens, é a educação, através dela compreendemos o passado, corrigimos o presente e venceremos no futuro.

“ Enquanto estivermos acorrentados na ignorância do preconceito, a liberdade será apenas um sonho” .

“A verdadeira liberdade revela-se através da educação.”

Este trabalho foi apresentado no primeiro afro sim em Siderópolis pela Escola  JP.

Colaboração : Jadna JP




Tudo pronto , iluminação da praça matriz neste dia 30 de novembro



Há muito tempo não se houve falar e muito menos ver a praça da matriz em época de natal sendo motivo de visitação pelas famílias de Siderópolis e região.

Agora aconteceu, sim a CDL,Prefeitura Municipal e Povo em geral se uniram em torno de um único objetivo que é a iluminação da praça matriz .

A parceria rendeu aproxidamente 30 mil reais e com a mão de obra e projeto da prefeitura com certeza vai ficar show de bola.

Venha traga sua família nesta dia 30 de novembro para ver a praça da matriz iluminada


domingo, 29 de novembro de 2009

Comin participa do Café Bergamasco de novembro



O Deputado Estadual Valmir Comin (PP) participou neste domingo, no distrito do Rio Maina, da edição de novembro do Café Bergamasco. Ao som da boa música folclórica e de um café completo, o evento marcou a passagem de mais um mês.

Circulo Bergamasco é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo divulgar a cultura e tradição dos antepassados. Os encontros do grupo acontecem todo último domingo do mês na casa de uma família, sempre diferenciando.

Acesse: www.deputadocomin.com.br

Assessoria de Imprensa Deputado Valmir Comin

Siderópolis conquista o segundo lugar da Copa Amrec



O time de futebol masculino sub-15 de Siderópolis conquistou na tarde deste domingo (29) o vice-campeonato da Copa Amrec. As disputas aconteceram no Estádio Edval Izaú Pereira, o Campo do Treviso, no centro de Siderópolis. Na final Siderópolis acabou perdendo para Urussanga pelo placar de 1 a 0.

Na disputa do terceiro lugar Lauro Muller derrotou Morro da Fumaça pelo mesmo placar e garantiu a medalha de bronze. A premiação foi entregue pelo integrador regional da Fesporte, Altair Salvador, o Kuki, e pelo presidente da Fundação Municipal de Esportes de Siderópolis, Sandro Mota.


Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

Comin homenageia cidade de Siderópolis



Por proposição do deputado estadual Valmir Comin (PP), a Assembléia Legislativa de Santa Catarina vai realizar na próxima terça-feira (1) uma sessão solene em homenagem ao cinqüentenário da primeira eleição municipal de Siderópolis. A sessão ocorrerá às 20h, no Siderópolis Clube, centro da cidade. Siderópolis foi fundada em 19 de dezembro de 1958. O município tem pouco mais de 12 mil habitantes, a maioria, de origem italiana e tem na agricultura sua principal atividade econômica, depois do declínio da exploração do carvão, que por décadas trouxe prosperidade ao município. “É uma homenagem justa àqueles que fizeram e ainda fazem a história do município. Será uma grande festa para a população”, comenta.

Comin lembra a história de Siderópolis: os italianos que a colonizaram chegaram, na realidade, em 1891, oriundos de Veneza, Treviso, Ferrara e Bérgamo, na Itália. “No início, quando a localidade se chamava Nova Belluno, os colonos cultivavam a terra apenas para consumo próprio, mas pouco depois descobririam que a região era rica em carvão mineral e surgiram as primeiras mineradoras. A partir da instalação da Companhia Siderúrgica Nacional, o povoado passou a se chamar Siderópolis”, explica.



Segundo Comin, as mineradoras trouxeram prosperidade e expandiram o povoado, mas a crise do carvão, especialmente na década de 1980, provocou a retomada da agricultura como base econômica do município. Uma das instituições que fazem parte da história local é o seminário Dom Orioni, fundado no início da década de 1950 pelo padre Pattarelo, tendo sido considerado um dos melhores colégios do estado até 1985, quando sofreu uma grave crise financeira. Em 1913, Siderópolis foi elevado a distrito de Urussanga e, em 19 de dezembro de 1958, conquistou a emancipação político-administrativa.

TRADIÇÃO E TURISMO – Comin destaca que Siderópolis “mantém vivas as tradições de seus antepassados, através de programas de intercâmbio com cidades italianas, além de valorizar a cultura e a gastronomia durante as comemorações locais, como a Festa do Colono, na segunda quinzena de julho”, relata.

Com expressiva produção de carnes (aves e suínos), destaca-se ainda pela cultura da banana, arroz, feijão, milho, mandioca, café e fumo. Na área industrial, acrescenta Comin, existem minas de extração de carvão, indústrias químicas e serralherias. O lazer do moradores e visitantes fica a cargo do Balneário Ghelere, nas margens do rio São Bento, além dos passeios de “Maria-Fumaça”, que sai de Tubarão.

Colaboração: Assessoria de Imprensa da Bancada do PP
Acesse: http://www.deputadocomin.com.br/

Artesanato de qualidade em Siderópolis



Artesanato da melhor qualidade. É isso que foi encontrado recentemente na exposição dos trabalhos realizados pelos Clubes de Mães de Siderópolis para finalizar as atividades do ano de 2009. Foram centenas de trabalhos desenvolvidos ao longo do ano por cerca de 400 mães, que estavam divididas em 27 clubes de mães, mais um de apoio.

O projeto é mantido desde 2005 pela Prefeitura de Siderópolis, através da Associação Feminina de Assistência e Bem Estar Social de Siderópolis (Afabess), que doa o material para a realização das atividades. Os Clubes de Mães estão espalhados pelo município e se reúnem uma vez por semana para confeccionar trabalhos manuais.

Todos os clubes são acompanhados por monitoras e as aulas acontecem no período da tarde, mas há também um grupo no período noturno realizado no Centro Social Urbano composto por mulheres que trabalham durante o dia e não tem a oportunidade de freqüentarem cursos durante o dia.

O grupo de Idosos também expôs os trabalhos no Salão Paroquial da Igreja Matriz. “Durante o ano elas estiveram presentes toda semana confeccionando os trabalhos e nada mais justo do que mostrar para a população. Além disso, é uma forma de conseguir uma renda extra no final de ano” afirma a Presidente da Afabess, Aretusa Warmling, que visitou o local acompanhada do prefeito Douglas Warmling, o Guinga.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

Câmara de Vereadores de Siderópolis faz sessão em novo endereço nesta segunda-feira



Câmara de Vereadores de Siderópolis faz sua primeira sessão na nova sede do legislativo municipal, Rua João Cesa, 226. Durante 50 anos, a Câmara funcionou no prédio da prefeitura e, conforme o decreto aprovado por unanimidade na sessão do dia 17 de agosto, passa a funcionar agora numa casa alugada, no valor de três salários mínimos e meio.
A semana que passou foi de muito trabalho e ajustes, para os funcionários e terceiros. Correria para deixar o plenário em dia, e a nova sede do legislativo pronta. "Na segunda-feira, (dia da sessão) tudo tem que está pronto no plenário para melhor receber a população”, disse o diretor da Câmara, Carmindo Alves.

“Estava na hora da Câmara ter a sua casa própria. É necessário que cada poder siga o seu caminho. O novo endereço vai facilitar o acesso dos idosos e deficientes físicos que quiserem acompanhar a sessão, já que antes estávamos no terceiro andar de um prédio”, declara o presidente da Câmera, Luiz Salvaro.

Uma das leis que deve pode ser votada, nesta segunda-feira, é orçamento do município para 2010. A sessão está marcada para as 19 horas.

sábado, 28 de novembro de 2009

Ufa que alivio para os vascaínos de Siderópolis



Para os vascaínos de Siderópolis que aguentaram um ano sendo motivo de chacota de flamenguistas,fluminenses,botafoguenses e por ai a fora .

Bem neste sábado os vascaínos se uniram e festejaram a volta do Vasco a elite do futebol Brasileiro.

Parabéns ao Vasco e a seus torcedores.

O verdadeira torcedor é aquele que esta com seu time nas horas boas e nas horas ruins

Valeu Vasco.


Encontro PMDB Treviso


Vereador Romildo Soares esteve presente em Treviso ontem , o Pmdb daquela cidade promoveu ontem (27/11/09) um grande evento com mais de 600 pessoas , foi uma grande festa de encerramento deste ano para todos os diretorianos, simpatisantes e amigos. Pelo evento passaram o dep. federal Edinho Bez , o presidente da sc parcerias Ivo Carminatti e as demais lideranças do municipio de Treviso .



Encontro dos parceiros da Metal soares Metalurgica


A Metal soares Metalurgica , realizou no ultimo dia 25 de novembro uma janta em sua sede da empresa para seus clientes , fornecedores e amigos , em agradecimento pela parceria e confiança em nossa empresa durante todo este ano que esta se findando , e a Metal soares já aproveita o momento para desejar a todos um feliz natal e um venturoso ano de 2010.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Criciuma em alerta com a meningite e em Sidera devemos ficar atentos


Um surto de meningite viral deixa a saúde pública de Criciúma em alerta. Problema foi confirmado pelo Secretário de Saúde Paulo Conti. Segundo ele, até o momento, 30 crianças estão internadas por conta do problema.




Pequenos são os principais alvos desta doença. Pais devem estar atentos aos sintomas. A meningite viral é uma doença que cursa com febre, mal estar, dores pelo corpo, cansaço e fraqueza. São muito freqüentes náuseas e vômitos. A maior parte das pessoas com meningite desenvolve os sinais meníngeos. Os sinais meníngeos são manobras do exame médico que mostram a presença de meningite. Um dos sinais é conhecido como rigidez de nuca que é o endurecimento ou rigidez da musculatura do pescoço quando o médico tenta fletir o pescoço do paciente. Ainda há outro sinal que é a dor quando o médico levanta a perna do paciente deitado. O movimento de levantar as pernas estira as meninges inflamadas causando dor.



A higiêne pessoal é a principal arma para evitar a doença. A contaminação ocorre em geral por alimentos e a falta de higene o vírus se multiplica e atinge o sistema nervoso central via corrente sangüínea. No caso do vírus da caxumba, o vírus causa infecção de orofaringe com contaminação de gânglios nervosos regionais e posterior progressão para o sistema nervoso central.



"Em caso de dúvida ou de apresentação de qualquer sintoma o correto é procurar o posto de saúde do seu bairro", explica Paulo Conti

Um quase centenário em Siderópolis


Ângelo Ambrosio ,filho de Giosepe Ambrosio e Rosa Fabri Ambrosio.

Nasceu na comunidade do Rio Ex Patrimônio aos 14 de novembro de 1911 e depois se mudou para o centro de Siderópols.

Trabalhou e se aposentou na Cia Carbonífera Treviso.

Casou com Libera Dalfara Ambrosio e teve 16 filhos:

- Dois partos de gêmeos

- Ao todo foram 10 homens e 6 mulheres:

Jose, Rosa, Maria, Dorvalina, Sezira, Luiz, João, Pedro, Dino, Eurides, Mario, Domingos, Vilson, Nilton, Salete e Albertina.

Trabalhou como agricultor, foi proprietário da mina do dia (como era chamada) e guarda de explosivos.

Conhece muito bem a história de Siderópols.

Era benzedor: cobreiro, zipra, veruga e torção.

Foi maestro por 20 anos do grupo Italiano.

Passou as letras das musicas Italianas ao Grupo Belunessi.



Colaboração: Jasna Anastácio Bonassa





Siderópolis/Unesc embarca para competição em São Paulo



O time de futsal masculino de Siderópolis/Unesc inicia nesta sexta-feira (27) a caminhada rumo às disputas da última competição do ano de 2009. Em São Paulo, a equipe comandada por Serginho Lopes disputará a partir de domingo (29) a Liga Universitária Nacional. Ao todo, serão oito delegações de todo o país que estarão brigando pelo título. A viagem para o sudeste brasileiro começa às 17h30min desta sexta.
Último treino
Na manhã desta sexta-feira aconteceu o último treino antes da viagem. O treinador já conseguiu contar com os reforços de Ale, Picolé, Ricardo e Bruno, que atuam pelo Capivari Futsal. “É uma competição para fechar o ano com chave de ouro. Ainda não sabemos os nossos primeiros adversários, mas embarcamos confiantes e queremos ficar entre os quatro melhores”, adianta Serginho Lopes.
Time definido

Embora ainda não conheça o adversário de domingo, o técnico embarca com o time definido para o primeiro desafio. Dener, Picolé, Ale, Dudu e Vinícius começarão a partida. “O time treinou muito bem, os jogadores que chegaram deram uma nova cara a equipe, e a expectativa é a melhor possível. Serão equipes de alto nível na disputa, mas sabemos da nossa capacidade”, afirma Lopes.

A competição em São Paulo será disputada por oito equipes, sendo além do representante de Santa Catarina, dois times de São Paulo, um do Rio Grande do Sul e um do Rio de Janeiro, e outras três convidadas. Siderópolis assegurou a vaga na competição porque foi vice-campeão dos Jogos Universitários no primeiro semestre deste ano, em Chapecó.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

Família atende desejo de mãe e doa órgãos

Criciúma – Uma mulher de 49 anos teve morte encefálica constatada às 15h45min desta quinta-feira, na UTI do Hospital São José. Seu filho e o marido autorizaram a doação de órgãos. Ela era moradores de Siderópolis. Foi um gesto de reconhecimento da vontade da mãe.

A paciente havia comunicado o desejo de ser doadora. Conforme a enfermeira Vanessa Salgado, serão captados os rins, fígado e córneas. A doadora estava internada desde segunda-feira, em decorrência de um acidente vascular cerebral hemorrágico.

Esta é quinta retirada feita pela equipe do Hospital São José em 2009. A previsão para início da retirada dos órgãos é 19h45min. O procedimento deve estender-se até a madrugada. A Comissão Intra-hospitalar de Doação de órgão e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) agradece à empresa União Transportes por estar sempre de prontidão ao chamado para transportar a Florianópolis o material coletado para os testes necessários à captação.
(Taize Pizoni)

Geração de energia com biomassa



Divulgação / A Tribuna

Milena Nandi
Da Redação

Siderópolis deverá ter a primeira usina de geração de energia da Região Carbonífera a partir de biomassa. Na próxima semana, representantes de uma empresa de São Paulo interessada em implantar a usina visitarão o município para tratar dos pormenores do projeto. Para desenvolver a unidade geradora de energia, a empresa solicitou ao poder público a viabilização do terreno. Uma área de dois hectares próximos à localidade de Rio Jordão foi cedida por uma empresa da região.

Segundo o prefeito de Siderópolis, Douglas Warmling, o Guinga, há cerca de dois anos houve o primeiro contato da empresa interessada em gerar energia através de biomassa no município. Segundo o deputado estadual Valmir Comin (PP), que está envolvido para trazer a tecnologia para a região, estudos da empresa apontaram que existe a viabilidade econômica para a utilização de dejetos de frango - a região possui cerca de 350 aviários - provenientes de aviários instalados a um raio de até 150 quilômetros de distância da usina.

Economia e meio ambiente

Cerca de 90% da produção da unidade será de energia e os outros 10% de fertilizantes. "O projeto terá a capacidade de processar toda a cama aviária produzida no Sul do estado. Além de gerar energia, o resultado da queima dos dejetos poderá ser utilizado para a correção do solo", afirma Guinga. Segundo o prefeito, o projeto deve gerar cerca de 200 empregos diretos e terá uma importante contribuição para a economia do município, já que pessoas empregadas significam mais movimentação em estabelecimentos comerciais, além da receita com impostos.

Para Comin, economia e meio ambiente se unem no projeto de geração de energia com o uso de resíduos da avicultura. Assim como em outras atividades de criação de animais, os dejetos são fonte de poluição e devem ser devidamente tratados. Com a utilização desses resíduos para a produção de energia, os avicultores iriam garantir um destino ambientalmente correto para os resíduos, e assim, mercado para os animais. "Em alguns anos, empresas internacionais não aceitarão mais produtos que não forem feitos atendendo as exigências ambientais", diz.

No quilômetro 8, as marcas do perigo




Rodrigo Medeiros / A Tribuna

Francis Leny
De Siderópolis
Os sinais ainda são nítidos e aumentam a preocupação da comunidade do bairro Rio Patrimônio, em Siderópolis. Da colisão ocorrida na SC-445 na última terça-feira, que deixou um motociclista gravemente ferido, ainda restam as marcas do grave acidente. O pedaço da lataria da moto e um dos pares da bota que a vítima calçava, no momento da batida, continua jogado na pista e revelam a gravidade do ocorrido. Cansados de presenciar acidentes de trânsito, trabalhadores e donos de empresa situadas às margens da rodovia estadual, nas imediações do quilômetro 8, reclamam da falta de estrutura do local. Eles pedem melhorias, como a construção de uma terceira pista, ou a colocação de proteção lateral para maior segurança.

O flagrante da violência relatado pela comunidade foi percebido e registrado ontem pelo Jornal A Tribuna. Momentos depois da equipe de reportagem deixar o local da entrevista, o motorista de uma carreta perdeu o controle do veículo e tombou. Com a queda, o caminhão foi parar no pátio de uma empresa de refratários e isolantes. "É constante os veículos se envolverem em acidentes e caírem no pátio da empresa. É nítida a imprudência do motorista, mesmo assim, a extensão da rodovia apresenta perigo. Há somente proteção lateral do lado direito da SC-445, sentido Criciúma a Siderópolis. O material evitaria maiores acidentes", destaca a auxiliar de escritório, Michela Cardoso. Na última terça-feira, a jovem presenciou o acidente com o motociclista. "Solicitamos melhorias. É intenso o fluxo de caminhões e carros na rodovia e os acidentes são frequentes. Muitos veículos já vieram parar no pátio da empresa", diz.

Entre os flagrantes, a equipe de reportagem registrou uma das imprudências mais frequentes na estrada. Em uma das subidas, trecho não permitido para ultrapassagens, um automóvel infringiu as regras de trânsito e cortou a frente de um caminhão.

Estuda-se construção da terceira pista

"Por meio da Câmara de Vereadores solicitamos melhorias ao Deinfra, como a construção de uma terceira pista no local. Não recebemos resposta até o momento", lembra o vereador Romildo Soares. Segundo o parlamentar, há três semanas outro acidente grave foi registrado no trecho.

O superintendente do Deinfra, Lourival Pizzolo, garante que nos próximos dias visitará o quilômetro apontado como problemático. "O pedido da construção da terceira pista já foi encaminhado para Secretaria de Desenvolvimento Regional. Aguardamos a aprovação. Iremos até o local para conhecer os pontos apontados pela comunidade que apresentam problemas", garante.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Inaugurada primeira etapa de pavimentação até a Barragem



Uma grande festa marcou no fim da tarde desta quinta-feira (26) a inauguração da primeira etapa da pavimentação asfáltica do centro de Siderópolis até a Barragem do Rio São Bento. Com a presença do vice-governador Leonel Pavan e do presidente da Casan, Walmor de Lucca, o prefeito Douglas Warmling, o Guinga e o vice-prefeito Elvi Donadel, oficializaram a entrega dos primeiros 5,5 quilômetros à comunidade.

Durante discurso o presidente da Casan agradeceu a parceria com o Executivo municipal e afirmou estar pagando uma antiga dívida. “Nada mais justo do que uma compensação à Siderópolis, que dá muito, ou quase tudo a região com as águas da Barragem do Rio São Bento”, afirmou.

O vice-governador Leonel Pavan destacou a união dos poderes para a concretização da obra. “Siderópolis dá um exemplo de que está acima das picuinhas, e que o interesse coletivo é o que interessa. É uma gestão moderna de administrar e a população é quem sai ganhando com essa extraordinária obra que está sendo entregue hoje”, comentou.

De acordo com o prefeito Douglas Warmling, o Guinga, destacou a importância da obra para a região. “Além de ser uma pavimentação que traz mais saúde, mais dignidade, mais respeito com essa comunidade, o asfalto vai significar um impulso enorme na questão turística do interior do município”, disse.

A obra foi realizada graças a uma parceria entre o Executivo municipal, que investiu R$ 1,1 milhão, e a Casan, que colocou R$ 1,6 milhão. A solenidade aconteceu no centro do Rio Jordão e contou com a presença dos Deputados Valmir Comin, Ada de Lucca e Acélio Casagrande, além das demais autoridades, entre elas os prefeitos de Criciúma Clésio Salvaro, de Forquilhinha, Lei Alexandre, de Nova Veneza, Rogério Frigo e de Maracajá, Prezalino Ramos, além do Secretário de Desenvolvimento Regional de Criciúma Luiz Fernando Cardoso.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

Comin acompanha investidores de grupo espanhol


O Deputado Estadual Valmir Comin (PP) esteve reunido essa semana juntamente com o vice-governador Leonel Pavan, com investidores de um grupo espanhol. Os empresários adquiriram há pouco tempo, em Itajaí, uma empresa que produz atum e sardinha e querem agora ampliar o negócio.

As tratativas entre os espanhóis e as lideranças catarinenses começaram a evoluir depois da visita internacional que foi realizada em outubro, à Europa. “O grupo quer investir U$ 100 milhões na ampliação do negócio. Atualmente eles estão com 1,3 mil funcionários e 40% do mercado nacional”, afirma empolgado Comin.

Acesse: http://www.deputadocomin.com.br/
Assessoria de Imprensa Deputado Valmir Comin

Comin prestigia inaugurações em Criciúma



O Deputado Estadual Valmir Comin (PP) prestigiou na tarde desta quarta-feira (25) a inauguração da Rua Rio dos Cedros, no Bairro Santa Augusta, em Criciúma. Essa foi a primeira rua a receber as lajotas fabricadas por detentos do presídio Santa Augusta. A solenidade contou também com a presença do vice-governador Leonel Pavan, do prefeito Clésio Salvaro e do vice, Márcio Búrigo.

Para Comin, além da população sair beneficiada, os detentos também vislumbram uma nova perspectiva de futuro. O projeto Fábrica de Lajotas, instalado no presídio Santa Augusta, foi elaborado pelo governo municipal, por meio da secretaria do sistema Viário e teve a parceria da Secretaria Executiva de Justiça e Cidadania em conjunto com o Departamento de Administração Prisional (DEAP).

Estação Meteorológica

O deputado progressista também participou da inauguração da primeira estação meteorológica automática do município de Criciúma. Ela medirá, em tempo real, a umidade relativa do ar, a velocidade do vento, as temperaturas máxima e mínima, a quantidade de chuva, entre outros. A estação teve sua construção determinada pelo prefeito Clésio Salvaro, após as intempéries havidas no início do ano.

Durante o ato foi assinado o projeto de lei que cria a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e o Fundo Municipal de Defesa Civil que tem por objetivo oportunizar ações rápidas e eficazes durante intempéries.

Acesse: http://www.deputadocomin.com.br/

Assessoria de Imprensa Deputado Valmir Comin

Metal Soares Metalúrgica Siderópolis presente em ação Social


A Metal Soares Metalúrgica esteve presente na Ação Social 2009 realizada no Instituto Nossa Senhora de Lourdes em Siderópolis/SC no dia 21/11/2009, organizada pela empresa IMEPEL, onde foi distribuído presentes com a chegada do Papai Noel, lanches, sendo arrecadados alimentos e agasalhos, mostrando a importância de interagir junto à comunidade e contribuindo com o bem estar da população.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Grande festa marca fim de ano do Siderópolis/Unesc



Uma grande festa encerrou nesta quinta-feira (25) as atividades de 2009 do time de futsal masculino de Siderópolis/Unesc. Na Associação Pierini, cedida gentilmente pelo empresário Estevão Pierini, estiveram reunidos os jogadores, a comissão técnica, autoridades, apoiadores do futsal e a imprensa para um jantar de confraternização e agradecimento pelo apoio durante o ano.

Durante os discursos o prefeito Douglas Warmling, o Guinga, agradeceu o empenho de todos no momento difícil que o time passou neste ano. “Temos certeza de que 2010 será muito melhor. Alias, começou a ser melhor depois que recebemos hoje a informação do Corpo de Bombeiros de que a documentação necessária está praticamente pronta e basta o último aval da Caixa Econômica para realizarmos o grande sonho de voltarmos a jogar em Siderópolis com a ampliação do Ginásio 19 de Dezembro”, antecipou Guinga.

O técnico da seleção brasileira de futsal masculino, Marcos Sorato, o Pipoca, também passou pelo local. “Siderópolis hoje é um orgulho no esporte amador da região, e tem levado de maneira positiva o nome da cidade para o Estado e o Brasil afora”, comentou. Na sexta-feira (27) o elenco comandado por Serginho Lopes embarca para São Paulo onde disputa a partir de domingo a Liga Nacional Universitária.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

Uma noite de festa e boas notícias para o futsal de Siderópolis


Com certeza os amantes do esporte da região tem motivo para ficarem alegres.


No último dia 25 de novembro em uma festa de encerramento de ano com os parceiros tivemos duas excelentes notícias para o futsal de Siderópolis.

Primeiro a liberação por parte do corpo de bombeiros para o inicio das obras no ginásio 19 de dezembro e a segunda ótima noticia são os novos parceiros que estão surgindo para o futsal 2010 em Siderópolis.

Seja você também um parceiro do Siderópolis/Unesc em 2010, ajude o futsal da região e divulgue sua empresa, faça igual a Tubozam,Resicolor,Pierini,Certrel,Eletrosul e outras empresas que apostam que o investimento no esporte com certeza vai trazer retorno em vendas para sua empresa.

Sr. Vilmar Casagrande surpreendeu o time de futsal ao dar um cheque para pagar a folha de pagamento do mês de novembro e o esporte agradece.

Quanto ao técnico Serginho que esta estudando proposta da Itália ele diz que pretende ficar em Siderópolis e espera um acerto com a direção do Siderópolis /Unesc.


Siderópolis inaugura “maior obra de pavimentação”



A prefeitura de Siderópolis inaugura nesta quinta-feira (26) a pavimentação asfáltica da rodovia municipal Padre Herval Fontanella, que liga o centro à comunidade de Rio Jordão, no caminho até a Barragem do Rio São Bento. A solenidade de inauguração acontecerá às 17h30min, no centro do Rio Jordão, e contará com a presença do vice-governador Leonel Pavan.

Os 5,5 quilômetros que receberam pavimentação tiveram um investimento de R$ 1,6 milhão da Casan, com uma contrapartida do Executivo de 1,1 milhão. “É a obra mais cara e mais importante da história do município de Siderópolis. Lá em 2006 tivemos uma busca ousada, reivindicando da Casan o asfaltamento dessa rodovia como contrapartida para a renovação do contrato de abastecimento de água. Hoje, vimos a realidade de centenas de famílias mudar completamente”, comenta o prefeito Douglas Warmling, o Guinga.

Uma realidade diferente

Poeira na época da seca e muito barro durante o período das chuvas era a realidade dos moradores do interior do Rio Jordão. A dificuldade enfrentada por décadas com problemas de saúde chegou ao fim. “Pavimentação traz saúde, traz beleza e servirá de alavanca para o desenvolvimento turístico dessas localidades, eu não tenho dúvidas. Esperamos que essa obra traga mais qualidade de vida e auto-estima aos moradores, para que eles continuem melhorando o bairro fazendo cada um a sua parte com a construção dos passeios, pintura das casas e muros. Esta região nunca mais será a mesma”, explica Guinga.
Pavimentação prossegue
Enquanto o executivo de Siderópolis inaugura uma parte da estrada até a Barragem do Rio São Bento, a outra aguarda o processo licitatório para iniciar. Serão 3,2 quilômetros que vão ser asfaltados da divisa do município de Nova Veneza até a entrada da Barragem, já em Siderópolis. A obra terá um custo de aproximadamente R$ 1,3 milhão, que serão investidos pela Casan com a contrapartida dos dois municípios. “Tenho o sonho de poder inaugurar todo esse trecho asfaltado ainda neste mandato. Já conseguimos realizar muito mais do que sonhávamos, entretanto, menos do que gostaríamos. Isso porque a cada etapa vencida, queremos logo começar outros projetos e terminar e assim os objetivos vão ficando sempre maiores”, finaliza.
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Nova imagem para a Gruta N. Sra. Aparecida em Siderópolis


Foi colocada uma nova imagem de nossa Senhora Aparecida na Gruta que é local de orações ao lado da Igreja Matriz.

Powered by 123ContactForm | Report abuse