Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Criciuma em alerta com a meningite e em Sidera devemos ficar atentos


Um surto de meningite viral deixa a saúde pública de Criciúma em alerta. Problema foi confirmado pelo Secretário de Saúde Paulo Conti. Segundo ele, até o momento, 30 crianças estão internadas por conta do problema.




Pequenos são os principais alvos desta doença. Pais devem estar atentos aos sintomas. A meningite viral é uma doença que cursa com febre, mal estar, dores pelo corpo, cansaço e fraqueza. São muito freqüentes náuseas e vômitos. A maior parte das pessoas com meningite desenvolve os sinais meníngeos. Os sinais meníngeos são manobras do exame médico que mostram a presença de meningite. Um dos sinais é conhecido como rigidez de nuca que é o endurecimento ou rigidez da musculatura do pescoço quando o médico tenta fletir o pescoço do paciente. Ainda há outro sinal que é a dor quando o médico levanta a perna do paciente deitado. O movimento de levantar as pernas estira as meninges inflamadas causando dor.



A higiêne pessoal é a principal arma para evitar a doença. A contaminação ocorre em geral por alimentos e a falta de higene o vírus se multiplica e atinge o sistema nervoso central via corrente sangüínea. No caso do vírus da caxumba, o vírus causa infecção de orofaringe com contaminação de gânglios nervosos regionais e posterior progressão para o sistema nervoso central.



"Em caso de dúvida ou de apresentação de qualquer sintoma o correto é procurar o posto de saúde do seu bairro", explica Paulo Conti